segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Começou a FITA 2008


Bibi Ferreira atrai mais de 1200 espectadores na abertura da Festa Internacional de Teatro de Angra


Começou neste sábado, dia 06, na Praia do Anil, o maior evento de artes cênicas do Rio de Janeiro. A V Festa Internacional de Teatro de Angra - FITA 2008 teve recorde de público logo na estréia. Mais de 1200 pessoas assistiram à peça protagonizada pela dama do teatro brasileiro, Bibi Ferreira - Às Favas com os Escrúpulos - que reúne um elenco de grandes nomes como Gracindo Júnior, Bárbara Paz, Neuza Maria Faro e Daniel Warren. A cerimônia de abertura do evento aconteceu na Tenda Transpetro com a participação do Prefeito Fernando Jordão e do Deputado Federal Luiz Sérgio que juntos fizeram o corte da “fita” dando início ao espetáculo.

De 06 a 21 de Setembro nomes consagrados como Marcelo Faria, Carol Castro, Drica Moraes, Débora Falabella, Jonas Bloch e Roberto Bomtempo são presenças garantidas na Festa Internacional do Teatro de Angra, que tem o patrocínio da Prefeitura. Desde 2004, quando o cenário cultural do país foi surpreendido pelo surgimento da Festa Internacional de Teatro de Angra, a cidade passou também a ser conhecida como capital do teatro no Rio de Janeiro.

O curador da FITA, jornalista João Carlos Rabello foi também o apresentador da noite de abertura. Rabello ressaltou os agradecimentos aos parceiros e o trabalho para a realização do evento.

- A Festa Internacional de Teatro de Angra está no seu quinto ano de pleno sucesso. A cada ano que passa, a FITA ganha mais respeitabilidade junto ao mundo cultural. Um amadurecimento reconhecido pela imprensa e pelos patrocinadores, sem os quais o evento não aconteceria - garantiu Rabello.

O prefeito Fernando Jordão prestou uma homenagem à Bibi Ferreira entregando o Título de Cidadã Honorário da Câmara Municipal à atriz que, emocionada retribuiu o reconhecimento e admiração da platéia.

- Essa peça tem dado muitas alegrias e prêmios. Mas o Título de Cidadã Angrense foi especial - Agradeceu Bibi Ferreira.

Fernando Jordão destacou a importância da FITA para o desenvolvimento cultural e econômico de Angra dos Reis.

- A FITA reúne os maiores espetáculos do país e isso traz para Angra o que há de melhor. É uma festa que vem alavancar o nosso turismo e trazer cultura e diversão para o povo angrense - destacou Fernando Jordão.

Participaram da cerimônia de abertura o Subsecretário de Cultura do Estado Carlos Eduardo Guimarães; a Superintendente de Artes da Secretaria de Cultura do Estado Eva Doris Rosenthal; o representante do Governo do Estado Leonardo Guimarães de Almeida; os representantes do Ministério do Turismo Durvalino Santana Álvares e Airton Nogueira; o Superintendente Regional da Caixa Econômica Federal Hélio Volgari; o Coordenador de Comunicação da Transpetro Joelson Sales Pacheco; a representante do SESC - Rio Débora Pacheco e o Presidente da Fundação de Cultura de Angra dos Reis Mário dos Anjos.

Em sua 5ª edição, a FITA promete apresentar um elenco espetacular para estrelar mais de 50 espetáculos. São esperadas cerca de 50 mil pessoas, que assistirão as principais peças teatrais montadas no Rio e em São Paulo, muitos deles com entrada gratuita. No primeiro dia de festival, as crianças não foram esquecidas e puderam assistir ao espetáculo “Cirquinho de Luiza”, produzido especialmente para bebês e crianças até cinco anos de idade. Ainda no dia 06, houve apresentação da peça “Árvore dos Mamulengos” no Palco Aberto.

A Cidade do Teatro ainda terá espaço para o festival de bonecos, que acontecerá do dia 13 ao dia 17 de setembro e que contará com a presença de companhias de diversas regiões do país. Dentre as atrações, estão o espetáculo de bonecos “Uma Família Feliz”, da Cia Nóis no Vento, adaptado e dirigido por Luiz Carlos Buruca do conto de Hans Christian Andersen, com vozes de Marília Pêra, Ney Latorraca, Zezé Motta, Totia Meireles e Bia Nunnes; a Cia curitibana Botica, que conta a trajetória de dois irmãos no seu rito de crescimento na peça “João e Maria”; dentre outros.

Vale lembrar que a FITA em parceria com a Superintendência de Parques e Jardins da Prefeitura está promovendo o projeto Arborização Comunitária. O projeto incentiva alunos da rede pública municipal a participar do plantio de árvores nos bairros. Com a ação, os alunos irão receber diversas apresentações de peças infantis da FITA nas escolas. A Prefeitura também está presente no evento com o ônibus do projeto Teclar itinerante que leva aulas de informática e acesso a computadores às crianças nos bairros. Quem quiser conferir, o ônibus está ao lado do Hall de entrada da tenda principal.



Serviço:

V Festa Internacional de Teatro de Angra – FITA 2008
Local: Angra dos Reis
Data: 06 a 21 de setembro de 2008
Horário das peças: programação em anexo / www.fita.art.br


Fonte: Site da Prefeitura de Angra dos Reis




Nenhum comentário: