sexta-feira, 11 de julho de 2008

Quem é Quem: Bia Nunnes



Atriz.

Bia Nunnes é neta e filha de escritores. Seu avô, Lauro Nunes, que se subscrevia com o pseudônimo de Terra de Sena, foi um dos mais importantes tradutores e humoristas da primeira metade do Séc XX. Seu pai é Max Nunes, escritor, dramaturgo, humorista, compositor e criador de programas do período de ouro do rádio e da TV brasileira.

Bia Nunnes iniciou sua carreira artística no teatro ainda adolescente, pelas mãos de Maria Clara Machado, no Teatro Tablado, onde realizou mais de dez peças da autora, sendo agraciada com o Prêmio Mambembe de melhor atriz. Também estudou com Amir Haddad, Sérgio Brito, Eric Nielsen, Glórinha Beutenmüller e Hamilton Vaz Pereira, no Teatro do 4.

Participou do sucesso infanto-juvenil "Ali Babá e os Quarenta Ladrões", escrito e dirigido por Wolf Maia. Criou com Fernando Berditchevsky uma troupe circense que foi indicada para o Prêmio Mambembe como Melhores Autores de Teatro Infantil. Foi indicada como melhor atriz para outro Prêmio Mambembe com a peça "A Menina e O Vento", que marcou a estréia da atriz Marília Pêra como Diretora Teatral.

Também atuou em "O Patinho Feio" (1976), com direção de Maria Clara Machado.

No teatro, destacam-se em sua careira os seguintes trabalhos: "Extravagância", de Dáccia Maraíni; "Platonov", de Anton Tchecov; "A Visita da Velha Senhora", de Dürrenmatt; "O Dragão", de Eugene Schwartz; "Fulaninha e Dona Coisa", "Doce Deleite" e "Uma Noite Com Valentin", de Karl Valentin.

Esteve ainda na montagem original de "Batalha de Arroz Num Ringue Para Dois", de Mauro Rasi, além de peças como "Coração Brasileiro", de Flávio Marinho, "Os Monólogos da Vagina" e "Capitanias Hereditárias", de Miguel Falabella.

No Cinema, atuou em "Brás Cubas", "Os Sermões" ,"As Memórias de João Miramar", "São Jerônimo", todos escritos e dirigidos por Júlio Bressane; e ainda: "O Cavalinho Azul", de Maria Clara Machado e direção de Eduardo Escorel.

Participou também de programas de TV como "Ciranda Cirandinha", Tele-Teatro e Viva o Gordo; e novelas como "Amor com Amor se paga", "Salsa e Merengue", "Meu Bem Querer", "O Cravo e A Rosa", "História de Amor", "Coração de Estudante" e "A Lua me Disse".

Em 2007, Bia estreou "A Fala das Coisas", monólogo com textos de Adélia Prado e Marina Colasanti, e direção de Pedro Paulo Rangel.

Em "Uma Família Feliz", Bia Nunnes faz a voz da Caramujinha.

Nenhum comentário: