sexta-feira, 11 de julho de 2008

Quem é Quem: Neuza Caribé



Atriz, escritora, diretora, produtora teatral e professora.


Em 1980, ingressou no Teatro O Tablado (RJ), participando de várias montagens: “Hoje é Dia de Rock”, “Só o Faraó tem Alma”, “Nossa Cidade”, "João e Maria” e “Os Cigarras e Os Formigas”.

Atuou também nas peças “As Desgraças de Uma Criança” (de Martins Pena, e direção de Luiz Antonio Martinez Correa - 1982) e “Um Peixe Fora D’Água” (texto e direção de Sura Berditchevsky - 1987).

Como autora, escreveu “Peter Pan”, em parceria com Sura Berditchevsky, que cumpriu temporada de dois anos no Teatro Villa Lobos (RJ).

Também realizou "El Toreador", adaptação de uma peça de Janete Clair para o teatrinho Troll; e "Guerrinha de Tróia", escrita em co-autoria com Alain Pierre e Cássia Fourreaux (peça contemplada com o Prêmio Coca-Cola de melhor direção de Ernesto Piccolo).

Produziu a peça "A Paixão de Cristo", com direção de Jesus Chediak e Eduardo Dusek no papel de Jesus Cristo.

Dirigiu e produziu a ópera “Ciro e Célia”, de Alba das Graças Pereira, apresentada em 1997, no Teatro Villa Lobos.

Sua estréia na TV ocorreu em 1981, no especial “O Último Desejo", de Nelson Rodrigues e sob direção de Luiz Carlos Fontoura. Em 1982, fez sua primeira novela: “Brilhante”, de Gilberto Braga, e direção de Daniel Filho. Em seguida participou das novelas “Sétimo Sentido” (de Janete Clair e direção de Roberto Talma - 1983), “Partido Alto” (de Glória Perez e Agnaldo Silva, e direção de Roberto Talma - 1985) e “Selva de Pedra” (segunda versão da novela de Janete Clair, com direção de Walter Avancini e Denis Carvalho - 1986).

Na TV, participou também do especial “A Idade Sem Razão” (1983); e dos episódios do "Caso Verdade": “Criança, Não!” (1983), “Cora Coralina” (1984) e “Meu Caso” (1986).

Em 1989, começa a dar aulas de Improvisação Teatral, no Teatro Villa Lobos. Em 1994, ministra aulas de Improvisação do Teatro no Tablado, e, em 1995, realiza o Curso de Improvisação Teatral e História do Teatro para Crianças em parceria com Janser Barreto, no Teatro Casa Grande.

Em 1999, ingressa na Faculdade de Jornalismo, com o objetivo de ampliar seu trabalho na área de produção teatral.

No cinema, atuou no filme "Quem matou Pixote" (1996).

Em "Uma Família Feliz", Neuza Caribé atua como assistente de Direção.

Nenhum comentário: