sexta-feira, 11 de julho de 2008

Quem é Quem: Nedira Campos



Atriz e cantora.

Nedira Campos nasceu em 23 de maio de 1960.

Estudou Artes Cênicas na Uni-Rio.

Estreou no Teatro em 1979, no infantil "Três Peraltas na Praça".

Foi dirigida por nomes como Sérgio Britto, Jacqueline Laurence, Bernardo Jablonski, Jorge Takla, Luiz Mendonça, Luiz Carlos Arutin, José Renato, Atílio Riccó e Antônio DeBonis, entre outros.

Seu primeiro espetáculo adulto foi "O Marginal", em 1981.

Atuou em seguida em "Mame-o ou Deixe-o", "A República dos Prazeres", "A Tocha na América", "Sem Sutiã", "Os Japoneses não Esperam", "O Peru", "Tem um Tenor no Meu Banheiro", "Camas Redondas, Casais Quadrados", "Quem Programa Ação, Computa Confusão", "JK", "A Comédia dos Amantes", "Ato Cultural", "As Troianas", "A Comédia dos Erros", "Lamartine II - O Resgate", "O Cortiço e O Cortiço", "O Rei Pasmado e a Rainha Nua", "Pervertimentos ou Gestos para Nada", "Lago 22", "Cabaré Youcali", "Serpente de Plumas", "Nos Tempos de Martins Pena", "Cafona Sim, E Daí?", "Meninos, Eu Vivi", "Ai Ai Brasil", "De Getúlio a Getúlio", "O Doente Imaginário", "´Ultima Cena para Lorca" e "Sucessos da Atlântida".

No Teatro infantil, depois de "Três Peraltas na Praça", atuou em "Tistu, o Menino do Dedo Verde", "Halley no Caminho de São Thiago", "Esfiha, uma Gênia da Pesada", "João e Maria no Parque" e "Os Cigarras e os Formigas". Trabalhou ainda no juvenil "Os Germens da Discórdia".

Nedira fez também espetáculos de rua, como "Auto de Natal", "Paixão de Cristo" e "Bandeira de São Sebastião"; e em bares, como "Mulheres à Beira de um Instinto Selvagem" e "Recicla-te ou Te Devoro".

Na TV, participou de “Sonho Meu”, “Viva o Gordo”, ambos da Rede Globo e “Qualificação Profissional” e “As Aventuras de Tio Maneco”, na TVE. Fez também "Presente do Futuro", para a MultiRio.

No cinema, atuou em "Coisa de Mulher" (direção: Eliana Fonseca / 2005) e "Fêmeas em Fuga" (1985).

Em 2007, participou da leitura de “Arena Conta Zumbi”, de Gianfrancesco Guarnieri e Augusto Boal, e direção de Luiz Carlos Buruca, dentro do Ciclo de Leituras Dramáticas Refletindo Palmares (organizado pelo SATED-RJ, Centro Cultural Dercy Gonçalves, Clube de Engenharia e Fundação Cultural Palmares).

Em "Uma Família Feliz", Nedira faz a voz da Borboleta, que apresenta a história.

Nenhum comentário: