sexta-feira, 11 de julho de 2008

Quem é Quem: Juliana Werneck



Projeto Técnico, Execução e Pintura dos Bonecos.

Formada em Cenografia pelo Universidade Federal do Rio do Janeiro – UFRJ e hoje terminando o curso de especialização Latu Senso em Vídeo Científico Educativo – UFRJmar – UFRJ, desde que cursava cenografia já estava envolvida em trabalhos na área.

Seu primeiro estágio foi com Gringo Cardia no Prêmio Tim de Música e no show do Fênix em julho de 2004.

Logo em seguida faz uma oficina de Iluminação na UFF com o professor João Campos e é convidada a fazer a iluminação da peça “Dorotéia” – IV Mostra de Teatro da UFRJ dirigida por Bia Alexandrinsky e também assistência de cenografia da peça “Enfribatura” – V Mostra de Teatro da UFRJ em 2005.

Trabalha como assistente de cenografia com a cenógrafa Andréa Renck na peça infantil “A menina que mudou o mundo” em 2005 e também em espetáculos de dança da Academia do Tap, Carlota Portela e Petit Danse de 2005 a 2007.

Em 2005 trabalha como estagiária de arte em dois comerciais da Cerveja Antártica e como assistente de produção de arte do comercial de telefonia Abrafix com a diretora de arte Isabel Paranhos. No mesmo ano a diretora a convida para trabalhar como assistente de arte no filme longa metragem “Adágio Sostenuto” dirigido por Pompeu Aguiar.

Inicia seu trabalho de pesquisadora, em 2006, no projeto de extensão da UFRJ, Núcleo Interdisciplinar UFRJmar e começa a fazer parte do GEM (Grupo de Educação Multimídia) onde trabalha desenvolvendo vídeos educativos e institucionais e também como educadora ministrando oficinas de comunicação audiovisual e teatro animação. O GEM desde 2006 está envolvido em eventos acadêmicos como a Semana Nacional de Tecnologia, Fórum de Educação, Congressos e também em projetos do UFRJmar como Festivais e o Colégio de Pescadores de Macaé.

Como projeto de graduação faz a cenografia da peça “A menina de lá” de Guimarães Rosa, dirigida por Gisele Alves para a VI Mostra de Teatro da UFRJ-2006.

Em 2007 faz a cenogafia da peça “O Chá” com direção de Luciana Mitkiewiez, “Antônio de Chica” com direção de Zéu Brito e ainda cenografia para evento da Rádio Tupy e Jornal do Comércio.

Já em 2007 começa a se interessar pelo Teatro de Animação e a partir de uma parceria com o ator – manipulador e bonequeiro Michel Sousa, juntos fundam a Cia Articulação – Teatro de Animação, a qual, desde seu surgimento vêm se apresentando em diversos teatros, escolas e Sescs com a remontagem do espetáculo “Proserpina em: Primeiro Feitiço” e através da caixa de teatro, vem se aprofundando à pesquisa da linguagem em miniatura já iniciada neste espetáculo.

Realiza oficinas de Teatro de Animação em Sescs, escolas e no GEM (Grupo de Educação Multimídia) - UFRJmar e entre outros. Também atua como manipuladora e confecciona bonecos e cenários para outros grupos.

Desde que começou a se envolver com o Teatro de Animação, participou de diversos cursos oferecidos por profissionais respeitados como, Miguel Vellhinho da Cia Pequod-RJ, Paulo Balardim, Carolina Garcia e Mário Balente da Cia. Caixa do Elefante – RS, Luis André Cherubim e Sandra Vargas do Grupo Sobrevento - SP entre outros os quais contribuíram muito para seu conhecimento e imersão neste universo.


Nenhum comentário: