sexta-feira, 11 de julho de 2008

Quem é Quem: Michel Sousa



Projeto Técnico, Execução e Pintura dos Bonecos.

Michel Sousa inicia seus estudos de teatro de bonecos em 1999, em Belo Horizonte - MG onde teve a oportunidade de estagiar com Giramundo-Teatro de Bonecos. Depois dessa experiência retorna para Cataguases, cidade em que morava, e então funda o Grupo de Teatro Chicariarte e o Grupo Doutores Cura-Cura, um grupo de palhaços que atuava em hospitais e creches da região.

Entre 1999 e 2002 após realizar diversas montagens como ”A boneca e o Palhacinho, “O Rapto do Flautista” 1 e 2 , “Assim Falou o Poeta”, “O Condomínio da Floresta Encantada”, “São Jorge e o Dragão” (Maria Clara Machado), no qual em 2002 recebeu prêmio de melhor ator de palco infantil do I Festival de Teatro de Ubá/MG, deixa o grupo e vai para Belo Horizonte estagiar com Catim Nardi da Cia. Navegante – Teatro de Marionetes.

Mais tarde é convidado a reativar e coordenar a oficina de bonecos do Grupo de Teatro Armatrux onde trabalharia na confecção e manipulação dos bonecos. Inicia seu trabalho com o espetáculo “Armatrux A Banda” e permanece no grupo durante quatro anos. De 2003 a 2007 participau/atuou nas montagens “Esperando Godot”, “Andarihlos do Repente – Bonecos na Estrada”, “De Banda para Lua” e nos vídeos “Bililixo e Charlatão”, “Torrãozinho” e “A Corrida das Águas” e “Ciranda de Roda” e nos filmes “A Máquina do Tempo”, “Ler Para Crer”.

Durante sua trajetória buscou formação em diversos cursos oferecidos por profissionais respeitados como Henrique Sitchin da Cia Trucs-SP, Mário Cohen – SP, Miguel Vellhinho da Cia Pequod-RJ, Paulo Balardim, Carolina Garcia e Mário Balente da Cia. Caixa do Elefante – RS, Luis André Cherubim e Sandra Vargas do Grupo Sobrevento - SP entre outros os quais contribuíram muito para seu conhecimento e imersão neste universo.

Começou em 2003 a trabalhar como educador, ministrando oficina de Teatro de Bonecos para crianças e jovens em projetos educativos e culturais de diversas instituições como Sescs e o Intituto Francisca de Sousa Peixoto em Cataguases-MG e também na ONG Circo de Todo Mundo em BH-MG e o projeto “Fica Vivo” e PETI do Governo Federal.

Depois de oito anos desenvolvendo suas pesquisas sempre atreladas a prática, decide morar no Rio de Janeiro e já no mesmo ano é um dos fundadores da Cia Articulação – Teatro de Animação, a qual, desde seu surgimento em 2007 vêm se apresentando em diversos teatros, escolas e Sescs com a remontagem do espetáculo “Proserpina em: Primeiro Feitiço” e através da caixa de teatro, vem se aprofundando à pesquisa da linguagem em miniatura já iniciada neste espetáculo.

Realiza oficinas de Teatro de Animação em SESC´s, escolas e no GEM (Grupo de Educação Multimídia) que faz parte do núcleo interdisciplinar UFRJ-mar o qual é um projeto de extensão da UFRJ e entre outros. Também atua como ator-manipulador e confecciona bonecos e cenários para outros grupos.

Um comentário:

Unknown disse...

Bunitu
Te achei...
eu e o Chuck falamos sempre de ti...
temos um livro feliz pra te contar
Dá notícias...
Beijo nocês
Bunitu e Ju
sds1505