sexta-feira, 11 de julho de 2008

Quem é Quem: Marília Pêra



Atriz, cantora e diretora.


Marília Pêra da Graça Mello nasceu no Rio de Janeiro, em 22 de Janeiro de 1943.

É filha dos atores Manuel Pêra (falecido em 1967) e Dinorah Marzullo Pêra.

Marília Pêra praticamente nasceu sob as luzes da ribalta. Ela pisou no palco de um teatro pela primeira vez em 1948, aos quatro anos de idade, ao lado de seus pais, que integravam o elenco da companhia de Henriette Morineau, Os Artistas Unidos. A peça era "Medéia", tragédia clássica de Eurípedes. Marília vivia a filha de Madame Morineau. A tragédia grega era uma das três peças que compunham um repertório da Companhia de Henriette Morineau, com a qual a família Pêra viajou pelo Brasil afora. As outras eram "Frenesi", um drama psicológico, e "O Casaco Encantado", peça infantil onde a menina Marília dizia apenas uma palavra: "Lesco". As três eram dirigidas por Madame Morineau.


Principais Trabalhos de Marília Pêra:

Teatro
Mademoiselle Chanel, A Filha Da..., Vitor ou Vitória, Altar do Incenso, Além da Linha d´Água, Ciranda dos Homens... Carnaval dos Animais, Toda Nudez Será Castigada, Padre Antonio Vieira (Leitura de Texto), Master Class, Apareceu a Margarida (1994/1995), A Prima-Dona, Quem Matou A Baronesa?, Elas Por Ela, A Estrela Dalva, Brincando em cima Daquilo, Adorável Júlia, Doce Deleite, Brasil, da Censura à Abertura, Pato com Laranja, Apareceu a Margarida (1978), O Exercício, Deus lhe Pague, Síndica Qual é a Tua, A Feiticeira, Pippin, Apareceu A Margarida (1973), A Pequena Notável, A Vida Escrachada de Joana Martini e Baby Stompanato, Fala Baixo Senão Eu Grito, A Moreninha, Roda Viva, O Barbeiro de Sevilha, A Úlcera de Ouro, A Ópera dos Três Vinténs, A Megera Domada, Se Correr O Bicho Pega, Se Ficar O Bicho Come, Onde Canta o Sabiá, Como Vencer Na Vida Sem Fazer Força, O Teu Cabelo Não Nega, Society em Baby Doll, Divorciados, Espanta Gato, O Rei Mentiroso e Terra Seca.

Bailarina
Como bailarina, Marília trabalhou em: O Teu Cabelo Não Nega, Buenas Noches Año Nuevo (filme mexicano), My Fair Lady, Boite Plaza – Show Todas Elas São Barbadas, Circo Thiany, De Cabral a JK, O Filé Vem de Fora, Ballet às Segundas (Câmera Um), Espetáculos Tonelux / Teatrinho Trol, Grande Teatro Tupi / Teatro da Imperatriz da Seda

TV
Em 1965, Marília estreou na TV, na Globo, fazendo a novela "Rosinha do Sobrado", de Moysés Weltman e direção de Graça Mello. A novela contava a história de amor entre um médico e sua paciente Rosinha. Sem poder se aproximar da jovem, que passa os dias na janela de casa, ele vive uma paixão platônica. Um dia, chamado pela família de Rosinha para consultá-la, ele descobre que a moça é paralítica, e os dois iniciam um romance. Foi a primeira vez que Marília contracenou com Gracindo Júnior, que foi seu par romântico várias vezes.

Ainda em 1965, Marília estrelava a primeira adaptação de "A Moreninha", de Joaquim Manuel de Macedo, para a televisão. A novela contou com algumas externas na ilha de Paquetá, onde se desenrola a trama - foram as primeiras gravações de exterior realizadas pela TV Globo para a produção de novelas. Carolina, a "Moreninha", era vivida por Marília e seu par, Augusto, era vivido por Cláudio Marzo.

Marília emendou uma novela atrás da outra. A terceira foi "Padre Tião", com Italo Rossi e Iracema de Alencar, que foi ao ar entre 12 de dezembro de 1965 a fevereiro de 1966. Marília faria ainda uma pequena participação em "Um Rosto de Mulher", dirigida por Sérgio Britto.

Na TV, ela participou também das produções (entre novelas e minisséries): Duas Caras, Cobras e Lagartos, JK, Começar de Novo, Celebridade (participação especial), Os Maias, Meu Bem Querer, Mandacaru, O Campeão, Incidente em Antares, Lua Cheia de Amor, Rainha da Sucata (participação especial), Top Model (participação especial), O Primo Basílio, Brega e Chique, Quem Ama não Mata, Super Manuela, Uma Rosa com Amor, Bandeira 2, O Cafona, Super Plá e Beto Rockfeller.

Ainda na TV, ela participou de programas como Toma Lá Dá Cá, Brava Gente, Garotas do Programa, Casseta e Planete Urgente, Você Decide, Contagem Regressiva, Viva Marília, O Planeta dos Homens, Fantástico, Buzina do Chacrinha, Os Trapalhões, Caso Especial e Agora Todo Dia 4 (TV Tupi - 1968).

Cinema
Em 1967, Marília faz sua estréia no cinema, no longa "O Homem que Comprou o Mundo", de Eduardo Coutinho.

No Cinema, ela também atuou em Jogo de Cena (Documentário), Polaróides Urbanas, Nossa Vida Não Vale um Chevrolet, Embarque Imediato, Living The Dream, Vestido de Noiva, Seja o Que Deus Quiser, O Viajante, Happy Hours, Central do Brasil, Tieta do Agreste, Jenipapo, Dias Melhores Virão, Anjos da Noite, Mixed Blood, Areias Sagradas, Bar Esperança, O Último Que Fecha, Pixote, A Lei Do Mais Fraco, O Grande Desbum, O Rei da Noite, Ana a Libertina, É Simonal e O Donzelo.

Shows
Marília Pêra Canta Carmen Miranda, Marília Pêra Canta Ary Barroso, Aparências, Estrela Tropical, A Tribute to Carmen Miranda (Brazil Fest 1995 - Lincoln Center - Nova York. EUA), Viva Marília.

Coreógrafa
Como coreógrafa, trabalhou em Tinha Que Ser Você, O Mistério de Irma Vap, El Dia En Que Me Quieras, Feiticeira, Doce Deleite, Brasil da Censura à Abertura, Síndica Qual é a Tua, A Vida Escrachada de Joana Martini e Baby Stompanato, A Úlcera de Ouro e A Megera Domada.

Direção
Marília também trabalha como diretora de Teatro e Shows, em produções como Um Lobo Nada Mau, Show Wanessa Camargo, A Saga Da Sra. Café, O Amigo Oculto, Último Drink, Camaleoa, Ciúme, Show da Dupla Christian & Ralph, Palmas para o Senhor Diretor, Elas por Ela, O Reverso da Psicanálise, Tinha Que Ser Você, O Mistério de Irma Vap, Adorável Júlia, As Preciosas Ridículas e A Menina e o Vento.

Trabalhos Recentes
Em 2007, ela atua na novela "Duas Caras", de Aguinaldo Silva, além de participar do documentário "Jogo de Cena", de Eduardo Coutinho.

Em 2008, Marília é a protagonista do filme "Polaróides Urbanas" (adaptação da peça "Como Encher um Biquíni Selvagem"), de Miguel Falabella, onde vive as irmãs gêmeas Magali e Magda.

Em sua agenda de diretora em 2008 consta a remontagem de "O Mistério de Irma Vap", cuja versão original (também comandada por ela) ficou 11 anos em cartaz e fechou suas cortinas como um dos maiores sucessos da história do teatro brasileiro.

Marília também dirige Reynaldo Gianecchini e Camila Morgado na comédia "Doce Deleite", de Alcione Araújo, reunião de esquetes protagonizados por personagens ligados ao teatro. E também o espetáculo sobre a vida de Dercy Gonçalves que Fafy Siqueira deve estrelar.



Fontes: Curriculum Marília Pêra, Site Marília Pêra, Site Teledramaturgia, Biografia "Vissi D’arte – 50 Anos Vividos Para A Arte" (de Marília Pêra & Flavio de Souza) - Editora Escrituras Editora e Distribuidora de Livros - 1999.

Nenhum comentário: